VEM CÁ, MEU AMÔ. SÓ ME OUVE. 💚

já ouviu aquela “você é o que você come?” então, deixa te contar. o que você come realmente diz muito sobre você, mas o que você come NÃO DEFINE quem você é.

🔯 a forma como você se relaciona com sua comida é fruto de cultura, de percepção, de emoções, mas é bem importante que você também tenha clareza de que comer é nutrir células, é suprir necessidades físicas, é FISIOLÓGICO. comer envolve psicologia? envolve, mas envolve ainda mais fisiologia — e esse, meu bem, é o xis da questão.

🌙 é natural que nosso jeito humano de ser, cheio de subjetividades, nos faça associar comida com CONFORTO emocional e a comida de sabor “doce” ainda mais, devido à sua relação com dopamina no cérebro e às memórias da infância (onde a ausência de adultos queridos era “compensada” com doces, lembra?) o ponto é que, quando essa relação comida-emoções não é positiva, a gente precisa RESSIGNIFICAR.

🌱 criar novos pensamentos, trocar a ideia que construímos (todo pensamento é uma construção) de que comida é ESCAPE pela ideia de que comida é COMIDA. é substância. é sobrevivência. é substrato para minhas células. e só. perceba os animais na natureza: que relação de liberdade eles mantêm com seu alimento! NÓS também somos parte da mesma natureza! ela é nossa referência perfeita de equilíbrio, lembre disso.

🔯 muitos de nós temos mantido PÉSSIMA relação com a comida porque temos, exatamente, colocado-a em um lugar da vida onde ela NÃO CABE. lugar de comida não é no pedestal de nossas emoções, não é no refúgio de nossos sentimentos, não é no escape de nossas ansiedades… lugar de comida é NO PRATO! quando nosso corpo sinaliza, quando estamos tranquilos e conscientes, no momento PRESENTE, carregados de significados que não são os “doces” que nos trazem, mas nossa relação com o mundo.

🌎 nossa vida vai além de MASTIGAR COISAS. você percebe? 🙂 coloque a comida no lugar certo na sua vida. RESSIGNIFIQUE. crie novos pensamentos, fortaleça-os. depois disso, novos sentimentos e novos comportamentos virão à tona. sem segredos. simplifique e viva sua liberdade.

💚 um beijo (e esse sim) cheio de AFETO pra você! ☕